Agricultura
Mães no Agro e seus Legados
Inspiração, Carreira e Sonhos
Como BASF, nós sabemos que um Legado não se constrói sozinho. O Legado é gerado a partir dos sonhos de uma mãe, da sua determinação, da sua vontade de transformar o mundo para seus filhos, da sua capacidade em dar o exemplo, ser o porto seguro e de deixar o seu próprio Legado como mulher e como mãe.
Para celebrar as Mães no Agro e seus Legados, convidamos mães que trabalham na BASF para darem os seus relatos sobre a maternidade, a vida profissional, suas inspirações e sonhos para o seu futuro, dos seus filhos e do mundo.
Inspiração
“Fica tranquila, não existe receita de bolo para maternidade, não se compare e siga seus instintos, vai dar tudo certo, você não está sozinha”. - Gabriela Carneiro Machado Kuffner, Analista de Trade Marketing para a DN MT da BASF.
Sororidade, intuição e solidariedade: reflexões de mães que se inspiram nos exemplos que tiveram e nas pessoas que se tornaram para viver a maternidade. Gabriela tem 34 anos, dois filhos, e já atua na BASF há cinco anos e nove meses. Ela diz também que:
“A maternidade me apresentou uma Gabriela mais atenciosa aos pequenos detalhes, me fez ter uma calmaria que antes nunca havia tido, vejo que ganhei uma maturidade ao olhar em minha volta”.
Mulheres que se fortaleceram, se renovaram, e entenderam que o melhor da vida ainda estava por vir… Inspiradas pelo amor e pela ternura de ser mãe.
“Minha maior surpresa sobre a maternidade foi a resiliência e plenitude que me trouxe. Demorei dois anos para engravidar e, quando aconteceu, entendi que era o meu melhor momento, quando estava preparada para dar o melhor de mim ao meu filho e crescer com ele.” - Flavia de Assis e Souza, Gerente de Alianças Estratégicas Agro Latam da BASF.
Flavia faz parte do time BASF há 18 anos e diz que ser mãe do Tomás, de 11 anos, é o seu melhor papel.
“A maternidade me fez enxergar um poder além do gestar. O poder de cultivar uma vida de acordo com o que desejo deixar de Legado para o mundo. O senso do que é “eterno” foi ressignificado.” - Maysa Cabral Ximenes de Oliveira – RTV da BASF
Carreira
“Sou uma profissional muito mais ágil, planejada, prática, pois o papel de mãe exige demais de nós e precisamos entregar nosso trabalho com a mesma qualidade e/ou superior, mas com uma agenda bem mais concorrida! Também aprendi que os grandes problemas nem sempre são tão grandes e que para tudo há uma solução. Hoje tenho mais serenidade.” - Juliana Kudaka Antonio, gerente Sênior de Serviços para Negócios Seeds da BASF.
Esse sentimento da Juliana, que atua na área de Seeds da BASF, é um sentimento comum nos depoimentos: a maternidade veio para agregar. Os desafios são mais intensos, mas a mulher que se tornou mãe, também se tornou uma profissional com uma série de qualidades multidisciplinares, que auxiliam na vida e no trabalho.
“A maternidade me impulsionou ainda mais na busca por excelência e a ser exemplo em tudo que faço. Ao mesmo tempo, me exige uma busca constante por equilíbrio e adaptabilidade. Definitivamente um grande marco da minha evolução profissional”. - Maysa Cabral Ximenes de Oliveira – RTV da BASF.
Maysa faz parte do time BASF desde 2018 e, em 2020, tornou-se mãe. Para as novas mamães, ela dá a dica: “Nem tudo está sob seu controle, ainda mais quando se trata da criação de um ser humano. Escute o seu interior e tenha fé”.
“Como me tornei mãe aos 37 anos e mãe solo com um bebê de 2 anos, eu não podia me dar o luxo de analisar, eu teria que ser certeira e ter foco, muito foco. Eu tinha que ser assertiva demais. Resolver o mais rápido possível, da melhor maneira possível, ser objetiva e reconhecer o valor do que realmente importa.” - Maria Aparecida Pinheiro Neri - Secretária Executiva para Diretoria Regulatória e Ciência Regulatória - Soluções Agrícolas América Latina da BASF.
Maria Aparecida, a Cida, é Secretária Executiva há mais de 20 anos e é apaixonada pelo trabalho. Ela diz que cada fase apresenta um desafio maior que o outro, mas que a maternidade trouxe uma conexão direta com Deus.
Sonhos
O poder do sonho de uma mãe reflete completamente no Legado que ela constrói para ela e para seus filhos. Os sonhos das mães da BASF trazem a sustentabilidade, a autonomia, a segurança, a empatia, a educação e o reconhecimento das pessoas por quem elas são em primeiro lugar.
“Desejo que meu filho seja sempre uma criança feliz e um homem bom. Assim a vida lhe será prazerosa e promissora, e ele fará diferença no mundo.” - Flavia de Assis e Souza, Gerente de Alianças Estratégicas Agro Latam da BASF.
“O meu maior sonho é que eles entendam os verdadeiros valores da vida, que tenham sempre em mente que a base familiar é o mais importante, que eles saibam respeitar seus limites e valores pessoais, eles crescendo e sabendo disso, os resultados e conquistas virão de forma natural.” - Gabriela Carneiro Machado Kuffner, Analista de Trade Marketing para a DN MT da BASF.
“Sou privilegiada e, hoje, meus filhos também. A única coisa que me assusta muito é a violência que nos rodeia aqui no Brasil. Ao mesmo tempo, não quero morar em outro país. Acredito que se tivermos condições melhores para a população, esse índice de violência cairá e teremos uma sociedade melhor e com mais perspectiva para todos.” - Juliana Kudaka Antonio, gerente Sênior de Serviços para Negócios Seeds da BASF.
“Meu maior sonho: que as pessoas sejam menos agressivas, se reconheçam pelo que são e não pelo que tem, e óbvio: um país onde a educação seja o forte.” - Maria Aparecida Pinheiro Neri - Secretária Executiva para Diretoria Regulatória e Ciência Regulatória - Soluções Agrícolas América Latina da BASF.
“Eu não tenho muitas expectativas sobre o que está fora do meu controle. Portanto, o meu maior sonho é desenvolver meu filho para que ele tenha consciência do poder e da força que ele mesmo possui, para tornar qualquer ambiente mais acolhedor e sustentável.” - Maysa Cabral Ximenes de Oliveira – RTV da BASF.
A BASF homenageia todas as mães, as mães do campo, da cidade e do mundo. As mães avós e mães tias. As mães que adotam, as mães que cuidam.
Um agradecimento especial à Maysa, Juliana, Maria Aparecida, Gabriela e Flavia, que compartilharam suas histórias de maternidade e que enriquecem, todos os dias, o Legado da agricultura brasileira com os seus Legados.
Feliz Dia das Mães.